Há um vício em andamento. As letras vivem seu pequeno deleite sempre que por elas passam os olhos dos leitores. A vida há nas letras ou nos olhos de quem lê? sentencia o conhecedor: há de ser nas mãos de quem escreve. Evite esforço, aqui não há espaço para respostas. É a contrução que nos interessa, o caminhar, o processo, a empresa de fazer um pensamento. Espaço da criação do futuro da literatura brasileira. Ler e escrever: o remédio para o vício da criação.

13 junho, 2009

O morro do dendê no Rio de Janeiro

O Morro do Dendê é considerado a terceira maior favela carioca. Estima-se que cerca de 90 mil pessoas vivam na comunidade. Está situado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, localizado em sua parte central, abrangendo os bairros Jardim Carioca, Cocotá e Guarabu. O Dendê faz vizinhança também com os bairros Cacuia, Moneró e Tauá.

Esta favela foi reduto do traficante Marcelo PQD, e atualmente é muito citada nas páginas policiais pela crueldade do criminoso Fernandinho Guarabu, que controla o território desde a prisão de PQD, seu rival.
O Morro do Dendê é também considerado um dos QGs da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP)que tem bastante força na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e em alguns pontos da zona norte.

Fonte: Wikipedia
-------------------------------------------

SÃO PAULO - Foram os próprios autores do "Rap das armas", que anima o baile de abertura do filme "Tropa de elite", que cantaram, ao vivo, na seqüência rodada no morro da Babilônia, na Zona Sul do Rio. Ícones do funk de protesto nos anos 90, MCs Júnior e Leonardo foram recrutados pelo diretor, José Padilha, para criar a trilha do longa, que levou 178 mil pessoas ao cinema no primeiro fim de semana.
- Tínhamos acabado de deixar a praça (os músicos estavam trabalhando como taxistas) e o Padilha nos pediu alguns raps. Lemos o roteiro e fizemos 16 - conta Leonardo, que, em 1995, ganhou projeção nacional por conta de "Endereço do baile". "Rap das armas" foi lançada também naquela época.
- O que nos orgulha é saber que a música manteve a sua força - diz. Apenas duas canções das 16 compostas estarão no CD da trilha do filme, que chega às lojas no mês que vem - além do "Rap", entrou na seleção a inédita "Nossa bandeira". As demais 14 canções devem ser lançadas em outro CD, "A voz da comunidade."
- Estamos em negociação com a EMI - antecipa Leonardo, que pretende ainda lançar o DVD do show gravado em 2006, no Rio.
- O show é um panorama da nossa carreira e tem participações da Fernanda Abreu e do Monobloco.


Fonte: Jornal O Globo