Há um vício em andamento. As letras vivem seu pequeno deleite sempre que por elas passam os olhos dos leitores. A vida há nas letras ou nos olhos de quem lê? sentencia o conhecedor: há de ser nas mãos de quem escreve. Evite esforço, aqui não há espaço para respostas. É a contrução que nos interessa, o caminhar, o processo, a empresa de fazer um pensamento. Espaço da criação do futuro da literatura brasileira. Ler e escrever: o remédio para o vício da criação.

20 junho, 2009

Bruxelas e a problemática do futebol brasileiro

Escrevo este post diretamente do Hotel Des Colonades em Bruxelas, capital da Bélgica e sede do Parlamento Europeu.
Como tem sido padrão nesta minha experiência européia, vivenciei hoje mais uma situação muito curiosa.

Após uma viagem belíssima partindo de Paris, cheguei em Bruxelas no meio da tarde e encontrei uma cidade fria e nublada. Um rápido passeio pelo centro seguido por um belo jantar num restaurante pequenininho numa rua próxima a praça do Hotel de Ville. Uma deliciosa Paella.

A Cidade é pequena, muito fácil de se percorrer toda a pé. O norte é feito de uma arquitetura extremamente moderna e pungente, que remete ao polêmico bairro La Defense em Paris, odiado por boa parte dos franceses. O centro histórico é aconchegante e semelhante a uma maquete de tamanho real, parece de brinquedo.

Depois de provar 5 tipos diferentes de cervejas belgas, decidi voltar ao hotel para dar continuidade a leitura de "A Arte da Política3, de Fernando Henrique Cardoso. Até parece estranho, mas aos meus olhos e pensamentos é uma leitura que tem tudo a ver com esta visita a cidade mais importante para a política no Mundo.

Então o universo mais uma vez conspirou ao meu favor, me oferecendo a oportunidade de estar presente em mais um momento interessantíssimo aqui na Europa.

Estava no Bar do hotel tomando um café e degustando o belo livro de nosso ex-presidente, quando o Bar Men decidiu mudar o canal da televisão: do tradicional jornal das 22hrs da TVF para um episódio dublado em francês do seriado americano 24 Horas. Como fiquei nervoso. Os que me conhecem sabe sou um grande fã da série e de Jack Bauer, e não tenho acompanhado a atual temporada por estar vivendo na França. Me concentrei para não prestar atenção no episódio. Como 20 minutos depois o inquieto Bar Men mudou outra vez o canal: Africa do Sul x Espanha, ao vivo pela Copa das Confederações. Neste momento chega ao bar um homem aparentando seus 50 anos e pede uma cerveja.

Muito simpático, me pergunta se sei o resultado da outra partida do grupo, entre Irã e Nova Zelândia. Naturalmente perguntei se ele era Neozelandês dado seu interesse. Me respondeu que não, que na verdade é um americano nascido e criado na antiga Ioguslávia, de dupla nacionalidade. E após eu explicar que sou brasileiro vindo do Rio de Janeiro, travamos uma conversa muito especial sobre as questões políticas que envolvem as convocações dos jogadores da selação brasileira.

Foi surpreendente observar a lucidez com que o homem explicava suas opiniões, dando exemplos sobre a influência das federações estaduais, e criticando os regulamentos e benefícios dos nossos campeonatos estaduais! absolutamente incrível e inesperado.

Uma belíssima conversa que por si só já valeu a viagem. Amanhã visito a academia de Belas Artes e o museu nacional antes de retornar a Paris para assitir o fim da famosa Fête de la Musique, tradicional festa que abre o verão francês com bandas tocando em todas as ruas e esquinas de da cidade.

A Espanha venceu por 2 x 0, mas a Africa do Sul se classificou pois a Nova Zelândia empatou por 0 x 0.